Absenteísmo

Absenteísmo, como evitar a ausência do trabalhador?

Entenda o absenteísmo como ausência prejudicial à produtividade. Descubra como lidar, motivar e prevenir faltas para melhorar o ambiente de trabalho.


Conceituando o termo absenteísmo, é toda ausência do trabalhador, independente do motivo, que reflete direta ou indiretamente na produtividade da empresa, no aumento dos custos e na insatisfação dos clientes.
Faltas, atrasos, saídas justificadas ou injustificadas, afastamentos… todo o período de ausência do trabalhador é considerado absenteísmo.
Muitas empresas têm essa ausência como um dos maiores desafios de sua gestão.

A pergunta que muitos fazem é:

Como lidar com o profissional para que a sua falta não seja um agravante para o setor e para a empresa?

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a evitar esse problema:

  • O primeiro passo é identificar os principais fatores que levam esse funcionário a faltar. Se atente se seu funcionário está satisfeito com: a equipe, com o gestor, com as condições de trabalho e salário, se apresenta algum problema de saúde física ou mental, algum problema familiar, etc, tente trabalhar com ele esses problemas e trazer possíveis soluções para evitar essas ausências.
  • Fique próximo da sua equipe e melhore sua comunicação com ela! Escutar suas críticas e sugestões é fundamental para conseguir motivar seus funcionários e fazer com que eles aumentem o seu desempenho, estejam mais engajados em suas atividades e consequentemente mais presentes no dia a dia.
  • Dê feedback positivos sempre que possível! A falta de reconhecimento é o que mais desmotiva um profissional e é o que mais faz o funcionário faltar no trabalho, portanto sempre que seus colaboradores atingirem suas metas ou tiverem atitudes louváveis, reconheça-os! Existem diversas maneiras para parabenizar um colaborador: prêmios, viagens, bonificações em dinheiro e até um simples informe no setor já é suficiente para aumentar a auto estima dos funcionários e fazer com que eles e os demais funcionários fiquem mais motivados
  • Promover reconhecimento profissional criando plano de carreira é uma ótima maneira de motivar seus funcionários. Mapeie os interesses do seu colaborador e o ajude a trilhar um caminho de sucesso profissional. Se a empresa não promove esse crescimento profissional, o funcionário não tem ambição, se não tem ambição ele perde a vontade de trabalhar, fica desmotivado, falta, se atrasa, não colabora com a equipe e acaba entrando no conceito de absenteísmo.
  • Tenha programas de qualidade de vida em sua empresa! Grande parcela da população passa a maior parte do seu dia no ambiente de trabalho, imagine se além dessas longas horas destinadas ao trabalho, esse ambiente for um local desconfortável e estressante? Pois bem, o resultado será um aumento significativo no absenteísmo pois os funcionários estarão doentes, com problemas de saúde físicos e mentais. Para mudar esse cenário a empresa deve adotar programas de qualidade de vida promovendo palestras e atividades sobre alimentação, atividade física e combate à doenças crônicas.

E você, está se atentando aos motivos que levam à ausência de seus funcionários?

Temas relacionados

 

 

Faça parte da nossa comunidade

Esteja sempre atualizado com as últimas novidades para sua empresa. 

 

Assine a nossa News