Saúde no trabalho

Auxílio-doença: Saiba qual a diferença entre os benefícios do INSS

Diferencie benefícios INSS B31, B91 e B94. Compreenda auxílio-doença comum, acidentário e auxílio-acidente para trabalhadores segurados.


São diversas as espécies de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para identificá-los foi utilizada uma técnica facilitadora de diferenciação numérica que determina o que cada benefício engloba.

Existem benefícios aos trabalhadores segurados e assistencialistas.

As espécies dos benefícios são definidas por códigos, segundo a sua natureza, como exemplo:
B25 Auxílio-Reclusão
B31 Auxílio-Doença Previdenciário
B32 Aposentadoria por Invalidez
B41 Aposentadoria por Idade
B91 Auxílio-Doença por Acidente de Trabalho
B92 Aposentadoria por Invalidez de Acidente de Trabalho
B93 Pensão por Morte de Acidente de Trabalho
B94 Auxílio-Acidente

No geral, em termos de benefícios do INSS aos trabalhadores segurados, três numerações geram confusão sobre seus significados: o B31, B91 e B94.

Veja a diferença entre eles:

B31 –  Auxílio-doença Comum. 

Benefício cedido ao empregado urbano ou rural, que sofreu um acidente ou que está com alguma doença que o impede de exercer suas atividades de trabalho.
Esse acidente/doença não possui relação com o trabalho ou com sua atividade exercida.

O empregado só poderá solicitar o benefício após 15 dias de afastamento (podendo ser 15 dias intercalados dentro do prazo de 60 dias).

Nesse período de afastamento a empresa não se vê obrigada a depositar o FGTS e o trabalhador não possui estabilidade quando retornar à sua função.

Requisito para liberação do benefício: ter pago 12 meses de contribuição, salvo exceções Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001

B91 – Auxílio-doença Acidentário

Benefício cedido ao empregado urbano ou rural, que sofreu um acidente ou que está com alguma doença que o impede de exercer suas atividades de trabalho.
Esse acidente/doença está diretamente ligada ao trabalho, portanto trata-se de um acidente de trabalho ou doença ocupacional.

O empregado só poderá solicitar o benefício após 15 dias de afastamento (podendo ser 15 dias intercalados dentro do prazo de 60 dias).
Nesse período de afastamento a empresa é obrigada a depositar o FGTS normalmente e o trabalhador possui estabilidade de 12 meses após retornar às suas funções.

Requisito para liberação do benefício: Sem carência.

B94 – Auxílio-Acidente

Benefício de natureza indenizatória, que não impede o segurado de continuar trabalhando durante o período de recebimento, pago em decorrência de acidente que reduza permanentemente a capacidade para o trabalho.

O auxílio-acidente é pago quando em perícia médica do INSS for identificado que o trabalhador possui sequela permanente que reduza sua capacidade para o trabalho, decorrente de acidente. Não é necessário que o acidente esteja relacionado ao trabalho, podendo ser acidente de outra natureza como exemplo doméstico.

O benefício encerra-se quando o trabalhador se aposenta ou solicita a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) para fins de averbação em Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) ou ainda por ocasião do óbito.

Requisito para liberação do benefício: Ter qualidade de segurado, à época do acidente. Sem carência.

Veja mais sobre benefícios do INSS no link!

 

Temas relacionados

 

 

Faça parte da nossa comunidade

Esteja sempre atualizado com as últimas novidades para sua empresa. 

 

Assine a nossa News