Saúde no trabalho

Como evitar o turnover de empregados e o impacto que ele gera em seu negócio

O Turnover é a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa ao longo de um determinado período. Saiba como evitá-lo!


O Turnover é a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa ao longo de um determinado período, é a relação entre admissões e demissões sucessivamente.
Esse ciclo além de ser muito prejudicial para o desempenho da empresa como um todo, pode ser muito dispendioso pois envolve um processo de gastos de rescisão de contrato do antigo funcionário, de exames ocupacionais, de seleção para a nova contratação, de documentação da nova contração, de capacitação do novo colaborador, entre outros..
Agora imagine o custo para cada funcionário que sai e entra, é muito dinheiro, não é?

Geralmente o turnover ocorre por:
  • Insatisfação: trabalhadores insatisfeitos sem motivação acabam solicitando o rápido desligamento da empresa.
  • Problemas na gestão: a gestão ruim geralmente deixa o setor doente, causando desmotivação, absenteísmo e o desligamento da empresa.
  • Clima organizacional ruim: profissional não se identifica com a empresa, não se sente valorizado, e não tem interação com a equipe.
  • Profissionais sem perfil para o cargo: funcionário não se adequou às necessidades do cargo e teve que ser desligado da empresa – pode ser fruto de deficiências no setor de contratação e capacitação

Veja abaixo algumas dicas de como evitar o turnover:
  • Mantenha um bom ambiente de trabalho:  um local de trabalho confortável, tranquilo e com uma boa estrutura vão aumentar consideravelmente a produtividade dos seus funcionários. O trabalho é onde os funcionários passam a maior parte do seu dia, por isso é necessário que eles se sintam motivados para realizarem suas atividades e manterem uma boa relação com os demais membros da equipe.
  • Melhore a comunicação com a sua equipe: como dito anteriormente, uma gestão ruim é capaz de adoecer um setor, portanto fique mais próximo de seus colaborados, escute suas reclamações e suas sugestões, esteja aberto para dar e receber feedback sempre que necessário. Estabelecer um canal de comunicação é a melhor maneira de trazer motivação para o trabalhador, pois ele se sentirá membro da equipe e não só um simples funcionário.
  • Crie estratégias de plano de carreira: uma empresa sem plano de carreira é uma empresa desinteressante para o funcionário, é apenas um local onde ele passará um pequeno período até ter uma nova oportunidade. Desenvolva projetos de planos de carreira para seus funcionários se sentirem mais motivados e mais desafiados a conquistarem novos cargos e consequentemente melhorarem sua atuação dentro da empresa.
  • Oferte cursos de capacitação: ao longo da carreira dos profissionais, permita que esses profissionais aprendam muito mais do que às suas atribuições. Crie oficinas, cursos, palestras, invista na educação do seu profissional, isso só trará benefícios para a sua empresa, pois você terá um funcionário melhor preparado e muito mais engajado para continuar a trabalhar em sua empresa.

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