Normativas ocupacionais

PPRA, saiba como implementá-lo e descubra quais os seus benefícios

PPRA: Norma Regulamentadora 9 exige elaboração e implementação para prevenção de riscos no ambiente de trabalho. Benefícios para empregadores e empregados.


O PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais é um programa determinado pela Norma Regulamentadora 9 (NR-9) que define a obrigatoriedade por parte do empregador da elaboração e implementação das normas que visam a saúde e a segurança do trabalhador.

Durante a elaboração do PPRA são identificados os possíveis riscos físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho, gerando soluções de prevenções de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A elaboração, geralmente é realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), mas pode ser feita por outro profissional caso assim a empresa deseje.

Toda empresa, independente do segmento, que possui ao menos UM funcionário sob o regime CLT deve realizar e implantar o PPRA, ou seja, independente dos riscos existentes no ambiente de trabalho ou a quantidade de funcionários, o PPRA deverá será obrigatório.

O PPRA é a base para elaboração do PCMSO – Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional.

O documento deve estar disponível para fiscalização de órgãos competentes, poderão emitir um parecer técnico sobre o PPRA e solicitar medidas corretivas do mesmo.

Existem diversos benefícios associados a implementação do PPRA, tanto para o empregador, como para o empregado.

Veja abaixo alguns desses benefícios:

  • Definição da real necessidade de cada setor e cada funcionário no uso de EPI – equipamento de proteção individual.
  • Definição de EPC – equipamento de proteção coletiva.
  • Aumento na sensação de segurança no ambiente laboral, gerando aumento da na qualidade de vida de todos os funcionários.
  • Maior engajamento dos funcionários no cuidado com a segurança.
  • Diminuição do absenteísmo e presenteísmo.
  • Diminuição do número de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, reduzindo encargos trabalhistas.

Atente-se:
Cada setor de sua empresa deve ser representado no PPRA. O documento deve estar disponível para todos os seus colaboradores, assim como para os órgãos fiscalizadores.

Temas relacionados

 

 

Faça parte da nossa comunidade

Esteja sempre atualizado com as últimas novidades para sua empresa. 

 

Assine a nossa News