
A definição de saúde vai além da ausência de doenças.
Para se ter saúde é necessário equilibrar o bem estar físico, o bem estar mental e o bem estar social. Pensando nesse pressuposto, saúde mental também não envolve apenas os transtorno psiquiátricos e psicológicos, mas sim a junção dos mesmos fatores: bem estar físico, mental e social.
Ainda muito estigmatizados, os distúrbios de saúde mental são muitas vezes encarados como loucura e por isso marginalizados.
Muitos ainda acreditam que doenças mentais são frutos da imaginação do paciente, ou que são reflexos de pessoas preguiçosas, pouco inteligentes, perigosas e etc.
Porém, todo ser humano pode desenvolver algum distúrbio mental ao longo da vida por inúmeros motivos, tais como: eventos traumáticos, problemas familiares, luto, problemas financeiros, uso de drogas, fatores genéticos, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, entre outros .
Se um indivíduo conseguir realizar suas habilidades naturais, saber lidar com os estresses e as tensões do dia a dia, ser produtivo e contribuir de alguma maneira com a sociedade em que vive, ele pode ser considerado uma pessoa com uma ótima saúde mental.

Em resumo, são critérios fundamentais para se ter saúde mental:
- Ter atitudes positivas em relação a si próprio e aos outros
- Ser realista e encarar as situações sem problematizá-las
- Saber lidar com emoções
- Viver em sociedade e evitar o isolamento social
- Manter amizades próximas
- Manter-se ativo intelectualmente
- Manter-se ativo fisicamente
- Ver as coisas como elas realmente são, de forma clara
- Diversificar e ampliar interesses
- Manter sua saúde física em dia através de acompanhamento médico periódico.
- Boa qualidade do sono
- Se exercitar com frequência
- Ter uma boa alimentação
Acha que sua saúde mental não está muito bem?
Busque um profissional de saúde, ele pode te ajudar!