Prevenção de acidentes

Dezembro laranja, saiba quais são os benefícios e malefícios do Sol

Sol: benefícios incluem imunidade e vitamina D, mas excesso traz riscos como queimaduras e câncer de pele. Entenda a importância de um equilíbrio saudável!


girl sitting on daisy flowerbed in forest

O Sol é indispensável à vida, porém, ele só possui uma função benéfica quando absorvido em doses moderadas. O ideal é que a exposição seja de 15 a 30 minutos por dia, antes das 10h da manhã e após às 16h, sem o uso do protetor solar! Após esse período, é indispensável o uso de protetor solar.

Os principais benefícios são:

Diminuição do risco de depressão: O contato com o sol faz a produção de endorfina aumentar, esse que é um hormônio que promove sensação de alegria e bem estar, e também uma das principais substâncias antidepressivas naturais. O contato com o sol também faz a conversão do hormônio melatonina em serotonina, hormônio regulador do humor.

Ativa o sistema imunológico e protege o organismo contra doenças: O sol interfere no aumento da produção das células T, células que compõe nosso sistema de defesa e que podem combater infecções.

Produção de Vitamina D: A vitamina D é importante para a saúde óssea, pois aumenta os níveis de cálcio do corpo, tem papel fundamental na função cognitiva, função imune, na gravidez saudável e no desenvolvimento infantil, além de prevenir alguns tipos de câncer e de doenças auto imunes.

Redução da pressão arterial: O sol auxilia na produção de óxido nítrico (NO) que possui papel da dilatação de vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e consequentemente diminuindo os riscos de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

woman sitting on sand beside flip-flop

Do mesmo modo que o sol com moderação é um importante aliado para saúde, o excesso é prejudicial.

Os principais malefícios são:

Melasma:
Os raios solares quando em excesso podem desencadear o aumento da produção de melanócitos, células que produzem substâncias que deixam a pele mais escura. O melasma  é caracterizado por um distúrbio de pigmentação da pele que causa manchas escuras.

Queimaduras de segundo e terceiro grau: A queimadura solar pode ser muito mais do que a famosa “vermelhidão”. Inchaço e bolhas podem estar associadas a dores intensas, trazendo além de desconforto um grave problema para a saúde.

Envelhecimento da pele: Os raios solares, quando penetram na pele, danificam as fibras de colágeno que são responsáveis pela firmeza da pele. Quando essas não conseguem se regenerar da forma correta, resulta em rugas e flacidez cutânea.

Insolação: Condição em que o sol em excesso causa grave desidratação, podendo levar à risco de vida.

Câncer de Pele
: É o câncer mais incidente no Brasil, sendo o sol o seu principal vilã. Isso porque os raios UV penetram na pele e vão se acumulando até danificar o DNA das células, gatilho para formação do câncer.

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu médico!

Temas relacionados

 

 

Faça parte da nossa comunidade

Esteja sempre atualizado com as últimas novidades para sua empresa. 

 

Assine a nossa News