Normativas ocupacionais

Fique atento! Saiba os prazos para a realização dos exames do PCMSO

PCMSO: Normas de leis trabalhistas de exames e promoção de saúde no trabalho. Conheça prazos e procedimentos para saúde ocupacional e prevenção de doenças




O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – estabelece normas da lei trabalhista para a promoção de saúde e para a prevenção de doenças ocupacionais através da realização de exames programados, conforme manda a norma regulamentadora 7, NR-7, do Ministério do Trabalho.

Os exames determinados no PCMSO são de responsabilidade do empregador e contemplam a admissão, a periodicidade, o retorno ao trabalho, a mudança de função e a demissão. Ao final de cada cada exame é emitido o ASO – Atestado de saúde ocupacional, documento necessário para controle da segurança e saúde ocupacional da empresa, que será impresso em 2 (duas) vias.

  • A primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho.
  • A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.
Prazos para realização e exames:

O exame admissional deve ser realizado antes do funcionário iniciar as suas atividades no trabalho.

Os exames periódicos devem ser realizados de acordo o grau de exposição à riscos e perfil do empregado – a periodicidade é determinada pelo médico do trabalho:

– Exposição comprovada à situações de riscos ou portadores de doenças crônicas devem realizar os exames anualmente ou em intervalos menores tais como a cada 6 meses, ou conforme notificação médica.

– Menores de 18 anos e maiores de 45 anos deverão fazer anualmente.

– Trabalhadores entre 18 e 45 anos de idade deverão fazer a cada 2 anos.

Quando devo realizar o exame?


O exame de retorno ao trabalho deverá ser realizado para os empregados que se estiveram afastados do trabalho por 30 dias ou mais, e deve ser feito impreterivelmente no primeiro dia de retorno a suas atividades.
Esse afastamento enquadra situações de licença maternidade e doenças ou acidentes, sendo eles ocupacionais ou não.

O exame de mudança de função deverá ser realizado antes da data da mudança. Entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador à risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.

O exame demissional deverá ser realizado até 10 dias após o término do contrato, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 135 dia para as empresas de grau de risco 1 e 2, e há 90 dias para empresas de grau de risco 3 e 4.
Entretanto, caso as condições da empresa representem risco grave para os trabalhadores, ela poderá ser obrigada a realizar o exame demissional em qualquer época.

O médico do trabalho determina no PCMSO quais exames cada trabalhador deverá ser submetido e o prazo para os mesmos, de acordo com os riscos envolvidos na função. Assim podem ser necessários apenas exame clínico ou diversos exames complementares como Raio X, espirometria e exames exames laboratoriais.

Fique atento aos prazos determinados no PCMSO da sua empresa.

Temas relacionados

 

 

Faça parte da nossa comunidade

Esteja sempre atualizado com as últimas novidades para sua empresa. 

 

Assine a nossa News